quarta-feira, 21 de abril de 2010

Trabalhar com os Pais



Os pais terão, como sempre, um papel predominante na vida educativa dos filhos. Os pais podem contribuir com a sua participação activa em eventos programados pela sala; podem apoiar e incentivar os seus filhos na procura de informação, ou mesmo contribuir com o seu testemunho na sala.

A importância da participação dos pais é um aspecto focado nas Orientações Curriculares, pois, os pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos. Por isso, deve sempre existir um intercâmbio de informações entre o educador e os pais e vice versa, pois só assim, a educação da criança é uníssona e consistente.



“Porque os pais são os principais responsáveis pela educação das crianças têm o direito de conhecer, escolher e contribuir para a resposta educativa que desejam para os seus filhos.

Os pais e outros membros da comunidade podem também participar no projecto educativo do educador. Ao dar conhecimento aos pais, o educador está a privilegiar e a favorecer um clima de comunicação, de troca e procura de saberes entre as crianças e adultos.

A colaboração com cada família na educação da criança e a participação dos pais no projecto educativo, são meios de esclarecimento e de compreensão do trabalho educativo que se realiza na educação pré – escolar.

É importante motivar os pais, tendo em conta que as crianças são as mediadoras dessa relação. É por causa delas, e tendo em conta a sua educação, que estas relações têm sentido, embora contribuam também para o desenvolvimento dos adultos.”



Orientações Curriculares para a Educação Pré – Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário