terça-feira, 27 de abril de 2010

Experiências e Descobertas




A criança é um mar de sentimentos e nasce com a capacidade de se fazer ouvir, expondo o seu próprio “eu” ao mundo que o rodeia e às pessoas com quem convive diariamente. Aprende através da sua manipulação sobre as coisas. Destrói e constrói objectos, enche e vaza recipientes, arrasta – se e rebola pelo chão, cai e volta a levantar-se, aprende a agarra-se às coisas e tenta caminhar pelo seu próprio pé.
Tenta caminhar pelo desconhecido em busca de se afirmar e aprender com as suas experiências, e nós estaremos lá para o ajudar a ultrapassar as suas dificuldades e para lhe indicarmos o caminho mais correcto para se desenvolver.

Desta forma, o nosso papel como educadores, caminha no sentido de valorizar e reconhecer que:
- cada criança é um ser único, logo deve-se dar muita atenção à sua individualidade;
- cada criança tem o seu ritmo de evolução e desenvolvimento que deve ser respeitado;
- é fundamental que se estimule a criança contribuindo para o desenvolvimento das suas potencialidades para a sua estabilidade, equilíbrio e segurança afectiva;
- é importante que se defenda uma educação que valorize a diferença e a aprendizagem através dessa diferença, rejeitando qualquer tipo de discriminação;
- a educação da criança deve ser feita no sentido da liberdade de escolha, igualdade de oportunidades, responsabilidade, participação activa, investigação, auto – estima, valorização dos outros e das suas potencialidades e inter – ajuda.

Não tirando a responsabilidade dos pais como primeiros educadores dos seus filhos, podemos verificar que a tarefa educativa nos primeiros anos, está, desta forma, dependente de um ambiente rico em estímulos, com experiências várias e diversificadas que despertem os sentidos das crianças e contribuam para o enriquecimento do seu quadro conceptual, assim como, de um profissional de educação capaz de “trabalhar” esses estímulos direcçioando-os a cada criança.

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