quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Mundial dos Animais










 
Para comemorar o Dia Mundial dos Animais realizámos algumas atividades de acordo com as faixas etárias do grupo de CATL (dos 6 aos 9/10 anos).
 
Visualizamos um filme e dialogámos sobre os direitos dos animais. Demos exemplos e algumas crianças falaram sobre os seus animais de estimação ou de acontecimentos/situações que observaram.
 
 O 4º CATL foi dividido em equipas e decidiram que animais queriam criar a partir de jornais velhos. Surgiram a tartaruga, a girafa, a cobra, o crocodilo e o flamingo. Depois pesquisaram algumas caraterísticas sobre cada animal e divulgaram aos mais pequenos numa exposição.
O 1º, 2º, e 3º CATL criaram  alguns animais engraçados que surgiram da mistura de cores e das mãos de cada criança.
 
Em equipa, o grupo de CATL realizou um trabalaho de dobragem em origami. Conseguiram imaginar como seria viver debaixo de água e criaram os peixes sob o tema "respeitar o animal é respeitar o seu habitat".
 
Realçar a importância deste dia festivo é simultaneamente, apelar para a sua importância e consequentemente para a responsabilidade que cada um de nós tem para com os animais e o seu habitat, mas também, pretende ser um complemento à formação escolar, pois partilhar as ideias, pesquisar, decidir, organizar o trabalho, refletir sobre os direitos dos animais é de certeza um modo de aprendizagem que poderá ser partilhada pelas nossas crianças e transmitida na escola à turma.
 
Estão todos de parabéns!!

2 comentários:

  1. Olá Carmo,

    Esta bicharada dá logo um outro ar ao CSE :)
    Já estava com saudades de aqui vir!!!
    Apesar de este ano já não estar com a Matilde é sempre bom vir até aqui espreitar as novidades.

    Beijinhos e bom ano,
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Susana! a porta está sempre aberta agora com algumas novidades dos mais crescidos :) beijinho grande

    ResponderEliminar