domingo, 21 de outubro de 2012

Os ovos misteriosos

A história dos ovos misteriosos
 
 
"Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.

Todos irmãos e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada."
 
 
Esta história foi dramatizada pelo grupo de crianças do 4º CATL às crianças da creche e do pré escolar. Foi uma história que se integrou na comemoração do Dia Mundial dos Animais e teve como principais objetivos apelar ao respeito pelos animais, valorizar e respeitar as diferenças (transpondo-os  também para os seres humanos), dar a entender às crianças mais velhas que apesar de "a galinha" (mãe) não ser mãe biológica de todos os ovos (filhos) amou-os e tratou deles todos com muito carinho. Este último objetivo reflete-se no tema da adoção.

Um outro objetivo foi despertar nas crianças do 4º ano uma vontade de ser responsavel por um papel, pelo cenário, pelo vestuário, pelos diálogos, pelas expressões corporais com que criaram cada personagem. O entusiasmo de apresentar a história às outras crianças foi muito importante para cada uma delas. Apesar do pouco tempo que tivemos, tudo se concretizou como planeado, pois contámos com o apoio de toda a equipa de trabalho que teve um papel importante na organização da dramatização.
É também uma mensagem  a transmitir aos mais pequenos. Tudo se faz quando há trabalho de equipa e se cada um for responsável por uma parte... Cada parte faz um todo!
 
 
Fiquei muito orgulhosa dos meus meninos:). Foram organizados e responsáveis e todas as crianças que assistiram gostaram muito! parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário