quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Árvore de Natal

Descobrir novas texturas, cores e formas é essencial para que as crianças adquirem novas noções através das suas experiências, e para tal utilizámos, papel de lustro, lãs, bolinhas de papel (feitas pelas crianças). Pegaram na cola de batom e colocavam sozinhos no papel (noção espacial).Transformar uma imagem a preto e branco num mar de cor e de significado é um ato de magia para estas crianças. No fim da atividade faziam questão de mostrar aos seus amiguinhos como tinha ficado a sua árvore.
Nesta atividade foram (re)descobertos muitos conceitos: a árvore de Natal é verde; tem um tronco castanho; uma estrelinha amarela; e um vaso vermelho ou branco. Além das diferentes cores, o significado da árvore de natal, do pinheirinho que fizeram em casa  teve muita importância ao nível da transição de valores defendidos em casa e na escolinha. Depois foi a vez dos presentes. O mais engraçado é que colavam um presente e diziam para quem era: para a mamã, o papá e a Mafalda, para a avó etc. :)

Ficaram muito bonitas!!!!

Cantámos a canção do pinheirinho

Pinheirinho, pinheirinho
De ramos verdinhos
Pra enfeitar, pra enfeitar
Bolas, bonequinhos
Uma bola aqui
Outra acolá
Luzinhas que tremem
Que lindo que está
Olha o Pai Natal
De barba branquinha
Traz o saco cheio
De lindas prendinhas

(Cantem com eles e digam para fazerem os gestos :) )

2 comentários:

  1. A Matilde anda na fase Mafalda... toda a gente sabe que vai ter uma mana chamada Mafalda, fica toda orgulhosa a falar da mana... quero ver como vai ser quando a mana sair da barriga da mãe :)

    Um beijinho e votos de um bom Ano
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Um grandioso e feliz ano novo com muitos desafios e surpresas pela frente para os papás e para a Matilde com a chegada da Mafaldinha:)

    ResponderEliminar