quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Trabalhinhos de Natal

E não é Natal sem os famosos pedidos ao Pai Natal. Assim carimbámos uns saquinhos com motivos de Natal e neles escrevemos o que mais queríamos receber: bolas, legos, bonecas, carros, ratinhos, e até pintarolas :) É este o mundo fantástico dos nossos pinguins!

Descobrimos a história do presépio e o nome das personagens ficou gravado na consciência de cada criança. Foi uma história fantástica que foi contada à medida que criávamos todo o cenário. Só faltavam as principais estrelas: os nossos meninos e meninas. Cada um criou a sua estrelinha, colando papel amarelo e ofereceu-a ao menino Jesus. Ficou logo mais bonito o nosso presépio!
Ao realizarmos esta atividade ficámos a conhecer uma forma geométrica: a estrela.

Aprendemos a canção da estrelinha

Pisca, pisca
Estrela arisca
Pisca os olhos
Pisca, pisca

(cantem com os vossos filhos...digam: vamos cantar a canção da estrelinha. Começem e eles darão o ritmo :) )

Também pintámos alguns motivos de Natal em gesso e dizíamos o nome da cor e da figura. Desta forma fizemos a associação da cor e da imagem, enriquecemos o nosso vocabulário e tentámos articular corretamente as novas palavras. Para complementar esta atividade colámos massinhas das mesmas imagens em cartolina: bota, árvore, estrela, coração, sino, bola...

O Natal é mesmo assim com motivos intrinsecos que o definem!!


1 comentário:

  1. Esses pedidos de Natal resultaram lá em casa, a Matilde recebeu uma boneca com um biberon e agora anda sempre com o boneco atrás! (Aproveitamos para ela se ir treinando para a chegada da mana)

    Já agora uma pergunta qual é a música desta letra que ela anda sempre a cantar:
    "cai a noite devagarinho
    (qualquer coisa aqui no meio que não percebo)
    vai a estrela dar um beijinho"

    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar