sábado, 30 de outubro de 2010

O Dia Mundial da Alimentação foi assim...




Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação saboreámos algumas frutas que já conhecemos como a laranja, a banana, a maçã, a pêra, as uvas. Ficámos a conhecer o kiwi. 

Fizemos caretas à laranja e ao kiwi, eram amargos!!! As restantes frutas eram docinhas e deliciosas. A fruta que mais gostaram de comer foram as uvas... e nós pensávamos que não iam gostar muito devido às sementes, no entanto, bago a bago foram saboreando aquele docinho.

Depois de conhecermos as frutas pelo seu nome, de sentir a sua textura e de as comermos fizemos um joguinho muito simples. Cada uma das crianças colocava uma fruta dentro de um cesto de acordo com o seu nome. Algumas imagens dos frutos também foram utilizadas num jogo de placard. Cada criança colava no placard um desenho da fruta pedida e como sempre todos queriam participar ao mesmo tempo :)
O objectivo do jogo era observar se as crianças assimilaram o nome de cada fruta e no geral, as crianças da Aquisição de Marcha compreenderam o jogo.

Estas actividades permitiram às crianças lançarem as suas mãozitas nas cores de filtro e pintarem alguns desenhos dos frutos apresentados. Ficam radiantes por verem as suas obras expostas e sabem onde elas estão. Quando estão ao colo, os seus olhitos percorrem a sala à procura do seu desenho e sorriem ou apontam quando o encontram.

A nível institucional, celebrámos este dia com a "Feira dos Sabores". O objectivo foi proporcionar aos pais um saquinho com alguns legumes e frutos que levaram para casa.
Na Creche além desta actividade, os nossos bebés levaram um miminho especial: um guardanapo moranguito e uma argola para o colocar. Assim, sempre que forem para a mesa comer a papa, podem utilizar um guardanapo.

Chamar as "coisas" pelo nome é muito importante, mesmo que pensemos que eles não percebem porque são pequeninos. Dizer "dá a maçã vermelha" ou "joga a bola azul"  parece insignificante mas não é! Aproveitemos todos os momentos e transformemos em aprendizagens as pequenas grandes acções. Estes conceitos vão-se repetir diáriamente e mesmo não sabendo falar, as crianças assimilam o seu significado e quando começarem a falar irão verbalizar esses mesmos conceitos.

Através das experiências, descobertas e curiosidades que são  apresentadas dia a dia nos diferentes momentos e oportunidades, os nossos meninos vão crescendo e cultivam o seu jardim de sonhos e aprendizagens significativas.

3 comentários:

  1. Foi um dia muito saboroso!!!! Beijinhos da Mafalda!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Esta é a primeira vez que vamos comentar um post neste blog. Estamos a achar bastante engraçado e motivante este acompanhamento das actividades da nossa filha.
    Ficamos a aguardar, expectantes, por novos desenvolvimentos!

    Beijinhos,
    Susana e Helder, pais da Matilde

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a todos. Crescer é sentir a vida e saborea-la com todas as vitaminas....
    Bem Haja.

    ResponderEliminar