sábado, 30 de outubro de 2010

Dia da Alimentação - Come a sopa, vá lá -



Porque é que é tão difícil comer a sopa?????

A sopa acompanha a vida do bebé desde os primeiros meses até à sua fase adulta.

È um alimento rico em todos os aspectos e pode ser confecionada de maneiras diferentes. Rica em legumes, carne ou peixe, a sopa é um alimento que "aconchega" a barriguita dos nossos bebés.

A primeira sopa marca um salto no crescimento do bebé. Estranham no principio o seu sabor ... diferente e menos doce do que o leite materno ou outro. Com a introdução dos vários legumes, peixe ou carne os bebés começam a saborear a sopa e a detectar o seu sabor peculiar. Já começam a distinguir os sabores e, por si só, também querem decidir se hão-de comer ou não. Empurram o prato para o meio da mesa como meio de negação. Ou então nem nos deixam ajudar. Põem a cabecita para trás e fecham a boca como a reivindicar o seu direito de escolha :) sim já percebemos!!! Porque é que é tão difícil comer a sopa?

Mas nem sempre é assim. As colheres de sopa são seguidinhas e levadas à boca pelas suas mãozitas, mais pequenas que a colher. Há sopa por todo o lado...mas é divertido vê-los comer com gosto.

Assim como os brinquedos e brincadeiras, a higiene, as actividades e jogos, a afectividade, a segurança e tudo o mais, a alimentação, nomeadamente, a sopa é um "suplemento" na educação do bebé.

Por isso cantamos ao almoço a canção do avô Cantigas "come a sopa"e os nossos bebés gostam muito!!!! Mostrem - lhes o video e aproveitem para aprenderem esta canção divertida e educativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário