domingo, 21 de outubro de 2012

Atividades do Dia Mundial da Alimentação

A roda dos alimentos foi tema de conversa no CATL. Qual era a fatia maior da roda? O que devíamos comer em maior quantidade? e em menos quantidade? para que servem alguns alimentos? como comê-los? quais as principais vantagens para o nosso corpo? uma série de perguntas que ficaram respondidas através de um pequeno filme sobre uma alimentação saudável.
 
Através do filme as crianças de CATL puderam descobrir em que alimentos estão as vitaminas, o cálcio, o ferro, as proteínas e a sua função no nosso organismo. Puderam observar algumas imagens onde há uma boa alimentação e outras onde há uma deficiente alimentação e puderam comparar as reações do nosso corpo.

Decidimos recriar a roda dos alimentos com alimentos verdadeiros e cada crianças trouxe um alimento e colocou na roda. O 4º CATL decorou com leguminosas os frutos de outono e as crianças do 1º, 2º e 3º CATL recortaram e colaram os alimetos saudáveis, desenharam num prato os alimentos saudáveis que mais gostavam e reaprenderam a colocar a mesa num pequeno tabuleiro.

Foram atividades enriquecedoras que promoveram o diálogo, trocas de opinião, conhecimentos e vivências por parte das crianças.

Os ovos misteriosos

A história dos ovos misteriosos
 
 
"Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.

Todos irmãos e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada."
 
 
Esta história foi dramatizada pelo grupo de crianças do 4º CATL às crianças da creche e do pré escolar. Foi uma história que se integrou na comemoração do Dia Mundial dos Animais e teve como principais objetivos apelar ao respeito pelos animais, valorizar e respeitar as diferenças (transpondo-os  também para os seres humanos), dar a entender às crianças mais velhas que apesar de "a galinha" (mãe) não ser mãe biológica de todos os ovos (filhos) amou-os e tratou deles todos com muito carinho. Este último objetivo reflete-se no tema da adoção.

Um outro objetivo foi despertar nas crianças do 4º ano uma vontade de ser responsavel por um papel, pelo cenário, pelo vestuário, pelos diálogos, pelas expressões corporais com que criaram cada personagem. O entusiasmo de apresentar a história às outras crianças foi muito importante para cada uma delas. Apesar do pouco tempo que tivemos, tudo se concretizou como planeado, pois contámos com o apoio de toda a equipa de trabalho que teve um papel importante na organização da dramatização.
É também uma mensagem  a transmitir aos mais pequenos. Tudo se faz quando há trabalho de equipa e se cada um for responsável por uma parte... Cada parte faz um todo!
 
 
Fiquei muito orgulhosa dos meus meninos:). Foram organizados e responsáveis e todas as crianças que assistiram gostaram muito! parabéns!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dia 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

A RODA DOS ALIMENTOS

Conheça o que mudou na nova Roda dos Alimentos e aprenda a comer de uma forma mais variada, equilibrada e completa.

A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.

Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.

A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:

Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%
Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

No site da Direcção-Geral da Saúde estão disponíveis mais informações sobre a roda dos alimentos e outras informações sobre alimentação, tais como: as recomendações nutricionais e alimentares para a população portuguesa, princípios para uma alimentação saudável, como diminuir o consumo de gordura, açúcar e sal, e como aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

No Cantinho das Expressões

No Cantinho das Expressões
-Artes Com Tudo-
 
“Quando a criança pinta, o mundo encolhe-se às dimensões de uma folha de papel (…) a folha transborda os seus limites e torna-se mundo”
 
Este é o projeto curricular do CATL para este ano letivo.
PRINCIPAIS OBJETIVOS
 
Proporcionar às crianças do CATL o prazer de descobrir, imaginar, criar, brincar, experimentar, optar, aprender, interagir, crescer, contribuindo para um desenvolvimento pessoal pleno.
Realizar atividades de expressão recorrendo a uma base teórica complementar de acordo com os temas abordados na escola, através dos áudio visuais, à pesquisa individual e coletiva, ao apoio dos pais
Conciliar as atividades  com o plano de atividades anual da Instituição
A importância das expressões

ØAtravés das expressões  a criança experimenta, ultrapassa-se, conhece os seus limites, fragilidades. Expressa-se e reinventa-se. Reforça e constrói a sua autoestima, criatividade e imaginação. A criança expressa tudo o que sucede ao seu redor.
ØAtravés da pintura, da modelação, da dança, da música, do teatro, a criança exprime sentimentos, ideias e emoções.
ØAo exprimir-se livremente, a criança adquire autoconfiança e torna-se mais responsável e cooperante no relacionamento com os outros. Respeitando a expressão de cada um, é possível realizar surpreendentes trabalhos individuais e coletivos através de técnicas que estimulam a criatividade.
Contamos com o apoio dos pais, com toda a equipa de colaboradores e sobretudo com o grupo de crianças que nos irá acompanhar nesta descoberta.
BOM ANO LETIVO

Reciclar é preciso!





Ficaram muito giras as nossas caixas de cereais transformadas em capas de arquivo para os nossos meninos de CATL colocarem os desenhos e fichinhas.
 
Abordar a problemática do meio ambiente e da necessidade de podermos reciclar alguns materiais torna-se um valor a adquirir nos dias de hoje. Transmitir e estimular as crianças a "pensar no lixo"de uma maneira saudável e inteligente é preparar-lhes o caminho para que eles possam tomar opções de escolha e de comportamentos, mas ao mesmo tempo, "obrigá-los" a pensar e a criar a partir de um simples objeto.
 
Desta forma, incentivamo-los para o respeito pelo meio ambiente.
 
São estas pequenas ações que os farão refletir e transmitir aos outros o que aprenderam e desta forma, o ciclo de aprendizagem não tem fim. 

Um docinho para ti e para mim







No cantinho das expressões também há tempo para dedicar-nos à culinária. Mãos e boca lambuzadas com chocolate fizeram as delicias dos nossos meninos.
Trabalhámos em grupo, com as quantidades e ingredientes e já sabemos fazer em casa uma nova versão do rolo de chocolate. Estava delicioso!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Mundial dos Animais










 
Para comemorar o Dia Mundial dos Animais realizámos algumas atividades de acordo com as faixas etárias do grupo de CATL (dos 6 aos 9/10 anos).
 
Visualizamos um filme e dialogámos sobre os direitos dos animais. Demos exemplos e algumas crianças falaram sobre os seus animais de estimação ou de acontecimentos/situações que observaram.
 
 O 4º CATL foi dividido em equipas e decidiram que animais queriam criar a partir de jornais velhos. Surgiram a tartaruga, a girafa, a cobra, o crocodilo e o flamingo. Depois pesquisaram algumas caraterísticas sobre cada animal e divulgaram aos mais pequenos numa exposição.
O 1º, 2º, e 3º CATL criaram  alguns animais engraçados que surgiram da mistura de cores e das mãos de cada criança.
 
Em equipa, o grupo de CATL realizou um trabalaho de dobragem em origami. Conseguiram imaginar como seria viver debaixo de água e criaram os peixes sob o tema "respeitar o animal é respeitar o seu habitat".
 
Realçar a importância deste dia festivo é simultaneamente, apelar para a sua importância e consequentemente para a responsabilidade que cada um de nós tem para com os animais e o seu habitat, mas também, pretende ser um complemento à formação escolar, pois partilhar as ideias, pesquisar, decidir, organizar o trabalho, refletir sobre os direitos dos animais é de certeza um modo de aprendizagem que poderá ser partilhada pelas nossas crianças e transmitida na escola à turma.
 
Estão todos de parabéns!!