sábado, 2 de junho de 2012

Os feijões já cresceram!


Lembram-se de termos plantado alguns feijões num copinho de iogurte? Pois é, de vez em quando espreitávamos os feijões para ver se tinham crescido. Na mantinha todos queriam saber se o seu feijão já estava maior. Relembrávamos que para crescer eles precisavam de terra, água, sol e de cuidados. Então deitávamos água e colocávamos os copinhos à janela. Depressa cresceram! Era ver qual era o maior!

A intencionalidade deste projeto foi promover alguns conhecimentos sobre a natureza e sobre nós. Nós também já fomos pequeninos e crescemos. Deram-nos comida, colo e muito amor. Desta forma crescemos e vamos crescer ainda mais.

Como já tinha referido, este projeto surgiu com a chegada da primavera. Mas também, porque um dia lemos uma história sobre o elefante Elmer. No fim da história falamos sobre a diferença(de uma forma muito simples) e sobre o habitat destes animais. À pergunta:"podemos ter um elefante em casa?"o Francisco disse que sim, porque ele era pequenino. Depois disse-lhe que os elefantes também crescem como nós e as plantas.

Aqui está um tema que pode proporcionar muitas aprendizagens, não só através de histórias, como também através de exemplos concretos do nosso dia a dia e de experiências, como a dos feijões.

Os pais podem promover essa mesma aprendizagem mostrando fotografias suas e das crianças de quando eram pequeninas fazendo uma comparação com as mais recentes.
De certeza que vão gostar!!!:)

1 comentário:

  1. Os feijões da Matilde continuam a crescer aqui em casa. Um dia destes ponho-os na terra e quand tiver feijões suficientes faremos uma boa feijoada!!! Estão todos convidados :)

    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar