sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Canção de Embalar

Em resposta à Susana mãe da Matilde, a canção que ela canta é uma melodia de embalar. Esta melodia já deu na televisão quando éramos pequeninas (sim éramos!!) deve-se lembrar de certeza.

Cai a noite devagarinho
João pestana
Vem a caminho
Vem das estrelas
Dar um beijinho
Embalar a Matilde (os meninos)
Num bom soninho!!!
shiuuuuuuuu dorme bem :)

E ficamos com as mãos fechadas coladas à nossa cara a dormir :)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Árvore de Natal

Descobrir novas texturas, cores e formas é essencial para que as crianças adquirem novas noções através das suas experiências, e para tal utilizámos, papel de lustro, lãs, bolinhas de papel (feitas pelas crianças). Pegaram na cola de batom e colocavam sozinhos no papel (noção espacial).Transformar uma imagem a preto e branco num mar de cor e de significado é um ato de magia para estas crianças. No fim da atividade faziam questão de mostrar aos seus amiguinhos como tinha ficado a sua árvore.
Nesta atividade foram (re)descobertos muitos conceitos: a árvore de Natal é verde; tem um tronco castanho; uma estrelinha amarela; e um vaso vermelho ou branco. Além das diferentes cores, o significado da árvore de natal, do pinheirinho que fizeram em casa  teve muita importância ao nível da transição de valores defendidos em casa e na escolinha. Depois foi a vez dos presentes. O mais engraçado é que colavam um presente e diziam para quem era: para a mamã, o papá e a Mafalda, para a avó etc. :)

Ficaram muito bonitas!!!!

Cantámos a canção do pinheirinho

Pinheirinho, pinheirinho
De ramos verdinhos
Pra enfeitar, pra enfeitar
Bolas, bonequinhos
Uma bola aqui
Outra acolá
Luzinhas que tremem
Que lindo que está
Olha o Pai Natal
De barba branquinha
Traz o saco cheio
De lindas prendinhas

(Cantem com eles e digam para fazerem os gestos :) )

Trabalhinhos de Natal

E não é Natal sem os famosos pedidos ao Pai Natal. Assim carimbámos uns saquinhos com motivos de Natal e neles escrevemos o que mais queríamos receber: bolas, legos, bonecas, carros, ratinhos, e até pintarolas :) É este o mundo fantástico dos nossos pinguins!

Descobrimos a história do presépio e o nome das personagens ficou gravado na consciência de cada criança. Foi uma história fantástica que foi contada à medida que criávamos todo o cenário. Só faltavam as principais estrelas: os nossos meninos e meninas. Cada um criou a sua estrelinha, colando papel amarelo e ofereceu-a ao menino Jesus. Ficou logo mais bonito o nosso presépio!
Ao realizarmos esta atividade ficámos a conhecer uma forma geométrica: a estrela.

Aprendemos a canção da estrelinha

Pisca, pisca
Estrela arisca
Pisca os olhos
Pisca, pisca

(cantem com os vossos filhos...digam: vamos cantar a canção da estrelinha. Começem e eles darão o ritmo :) )

Também pintámos alguns motivos de Natal em gesso e dizíamos o nome da cor e da figura. Desta forma fizemos a associação da cor e da imagem, enriquecemos o nosso vocabulário e tentámos articular corretamente as novas palavras. Para complementar esta atividade colámos massinhas das mesmas imagens em cartolina: bota, árvore, estrela, coração, sino, bola...

O Natal é mesmo assim com motivos intrinsecos que o definem!!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O fato do Pai Natal é VERMELHO

A brincar também se aprende a descobrir que sabemos mais do que aquilo que pensamos e exprimimos. O Natal trouxe-nos a cor VERMELHA. Vermelho é a cor do fato e do gorro do Pai Natal que tão bem conhecemos. Cada criança trouxe um gorro de Pai Natal e brincou na sala ao faz de conta. Fomos todos Pais Natais e rimos uns com os outros.
Cantámos a canção que aprendemos

Pai Natal
Pai Natal
traz-me uma boneca
não faz mal, não faz mal
que seja careca ...

e a canção do pinheirinho que sabemos tão bem e que já fazemos todos os gestos  com um grande sorriso.
O vermelho deu cor à barriga do Pai Natal, uma caixa de leite que trouxeram de casa. Foi divertido pintar com esponjas as grandes folhas de papel .
A cara do Pai Natal não estava completa. Faltava desenhar os olhos, a boca e o nariz. Foi surpreendente  observar que a maioria das crianças consegue desenhar no espaço adequado (da face) os orgãos que faltavam. Depois de perguntar-lhes o que desenharam souberam identificar sem dificuldade.
chegou a vez de colar as mãos e o pés. Identificaram sem dificuldade as imagens e colaram-nas como quiseram. No entanto conseguiram compreender que os braços e as mãos estão acima dos pés.
Ficaram muito engraçados os nossos pais natais.

Os pais também participaram com os seus "Desejos de Natal". Em cada imagem escreveram o que lhes vai no coração:  saúde, amizade, trabalho, dinheiro, felicidade e sobretudo muito amor para si e para o próximo.
Estão todos de parabéns pelo vosso empenho!! Obrigada!

A Prendinha de Natal

O Natal está a chegar
Já sei o que vou fazer:
Uma bota colorida
Para a árvore enfeitar.

O Natal está a chegar
Há muitas luzes no ar
Uma estrela pequenina
Que me faz recordar…

Que hoje nasce um menino
Que ao mundo vai dar
Um presente especial
Nesta noite de Natal.


Com o molde da botinha colámos muitos enfeitos e para dar um toque especial, quinze caritas sorridentes apareceram, como por magia, a desejar a toda a família um Feliz e Sorridente Natal.