domingo, 9 de outubro de 2011

4 de Outubro - Dia Mundial dos Animais

Para comemorar o Dia do Animal conversámos com as crianças sobre o animal que mais gostam. Todos escolheram um animal desde o elefante, à zebra e ao gatinho lá da Quinta. Como são pequeninos é importante realçar que os animais são nossos amigos e que devemos cuidar deles. Dar de comer aos animais foi um dos cuidados a ter e isso, deu-nos a oportunidade de falar sobre o que comem os animais.
Convidámos os meninos da outra sala de dois anos a visualizar uns pequenos filmes sobre os animais da quinta e o som que fazem. Os animais da selva foram muitos mas identificámos quase todos. Depois vieram as canções animadas da "quinta do tio Manuel", do gato, dos patinhos, das galinhas.

Aprendemos uma nova canção da formiguinha que é muito engraçada e gostamos muito de a ouvir.
Também colámos alguns animais que escolhemos e carimbámos com carimbos de animais.

Identificar os animais que colaram foi um dos objectivos propostos e isso possibilitou a imitação do som que fazem, o que comem e como nascem. Estes conceitos vão-nos ajudar a realizar mais um  jogo de associação e a entender o ciclo da vida animal (como se reproduzem, a sua alimentação, o seu habitat).

2 comentários:

  1. Já percebi porque é que a Matilde só canta "Na quinta do tio manel ia ia oh!"... pena que eu não saiba a letra toda... mas invento e ela acompanha! O que interessa é a diversão :)

    Os nossos pinguins estão a ficar tão crescidos e muito sabedores!!!
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Trabalhos lindos!!!!! Já sabem tudo os nossos meninos...

    ResponderEliminar