domingo, 23 de outubro de 2011

No outono

video
OUTONO é uma palavra nova que aprendemos. No Outono o vento sopra com muita força e os raminhos das árvores abanam, abanam e deixam cair no chão as folhinhas amarelas, castanhas e algumas verdes. Foi a partir desta conversa que chegou o Outono à nossa salinha. Lá fora apanhámos folhinhas castanhas e de casa também vieram a voar algumas folhinhas amarelas (por estarmos a falar da cor amarela) e verdes (por começarmos a falar da cor verde).
As nossas folhinhas foram coladas numa árvore desenhada. Os termos "árvore" e "tronco" tiveram vida no baú dos conceitos dos nossos meninos. "Vamos pintar o tronco da árvore" . "O tronco é castanho". Embora não seja uma cor primária, o castanho, aparece nas folhas, no tronco e na castanha de que vamos falar mais adiante, por isso torna-se num conceito necessário de aprender.

"O Outono de brincadeira" foi uma pequena história que o vento trouxe até à nossa sala. A Marta encontrou o OUTONO quando ia a passear pelo parque. Encontrou folhas no chão e tentou colá-las novamente na árvore... mas não conseguiu e pôs-se a brincar com as folhas. Esta história possibilita que as crianças dramatizem as ações da Marta e os nossos pinguins já são capazes de fazer isso com grandes sorrisos no rosto.
A canção de Outono também veio ajudar a conhecer o OUTONO.

Cantem aos vossos filhotes.


Canção (música das pombinhas a voar)

lá está uma
lá estão duas
três folhinhas
já caídas
o outono é mesmo assim
deixa as árvores despidinhas.

1 comentário: