sexta-feira, 1 de abril de 2011

Crescer & Aprender



O sol chegou bem quentinho e trouxe-nos a Primavera e muitos sorrisos.
Foi o que  nos levou  lá para fora para brincar, andar nos cavalinhos, de triciclo, jogar à bola, apanhar pedritas e folhas, correr um bocadinho, cair e levantar-se. A novidade foi o triciclo novo capaz de fazer chorar os mais pequeninos que não o querem largar para dar  a vez ao outro. Mas que birra!! O Manuel também foi lá para fora brincar. Pegou na bola e não a largou mais. Quer ficar grande como os outros meninos, mas só agora fez um anito!!! É todo despachado :)

PARABÈNS ! este mês o André fez um anito, a Maria e a Edna fizeram dois :) estão crescidos e nota-se uma diferença na sua aparência quando se olha para as fotografias de Setembro e as comparamos com as mais recentes!!

Começámos a introduzir os jogos dois a dois com o lançar a bola para o amigo. Já conseguem lançar a bola para as pernas do amigo e compreendem o objectivo do jogo. Ficam sempre bem dispostos quando a bola entra no jogo e conseguem ficar a jogar durante algum tempo, até que alguém decide não mandar mais a bola e quer ficar com ela...

Criámos uma lagarta no chão com o objectivo de ser um marco orientador para desenvolver alguns exercicios psicomotores. A nossa lagarta proporcionou jogos divertidos a todas as crianças. Andaram sobre ela, correram, saltaram, andaram com pés gigantes e pequeninos, sentaram-se, gatinharam... enfim, a cada novo jogo introduzíamos um exercício diferente. Agora que já sabem, procuram a lagarta e fazem sozinhos alguns desses exercícios.

O brincar ao faz-de-conta  traz-me sempre novidades bem diferentes. Se observarmos a dinâmica individual de cada criança podemos observar que ainda há um isolamento nas suas brincadeiras. Ainda brincam lado a lado e não umas com as outras. Mas isso é normal nestas idades!! Mas o engraçado é vê-los criar a sua história. É preparar a comida, é dar ao bebé, sentar o bebé na cadeira, conversar com ele, embalá-lo etc. Podemos intervir na brincadeira e proporcionar um jogo mais complexo, criando diálogos simples tipo."a sopa está quente? vamos soprar um bocadinho", "o bebé está a chorar, coitadinho". O que se pretende é que a partir de um comentário ou diálogo a criança crie a cena seguinte e daí surge o fluir da imaginação. Gostam muito de brincar com estes birnquedos.

Os nossos meninos já fazem jogos com sombras. E gostam!! estimula o racíocionio, diverte, dá-lhes parzer concluir o jogo, desenvolve a concentração e a atenção. Primeiro foram jogos simples com 4 peças. Depois experimentei com 8 peças e mesmo assim conseguem. Claro que algumas crianças ainda sentem dificuldade em entender o objectivo do jogo, mas assim que o compreenderem vão conseguir!!!

2 comentários:

  1. Finalmente chegaram dias com sol para eles poderem brincar mais lá fora :)

    Torna-se divertido ver a Matilde a brincar ao faz de conta com os bonecos e tachos, parece tão crescida.

    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Já estão tão crescidos os nossos meninos!!! Beijinho grande da Mafalda

    ResponderEliminar