domingo, 3 de abril de 2011

2 de Abril - Dia do Livro Infantil

A importância de contar histórias para crianças






A história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizadas de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Existe diferença entre ler e contar histórias, porém ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela capta a sonoridade das palavras e o seu significado. Desta forma, aumenta o seu vocabulário e seu campo semântico. Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.


Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história promovendo o seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.


Há opiniões divergentes neste campo: alguns autores consideram que o contador sem o livro tem mais liberdade de acentuar emoções, modificar o enredo segundo as reacções da criança e portanto, melhor comunicação com o público infantil. Teria ainda mais disponibilidade para trabalhar sua voz e seu gesto.


Um dos principais objectivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o carácter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.


Podemos destacar algumas orientações básicas para contar histórias:

- Escolha leituras que tenham ligação directa com o sexo, a idade, o ambiente familiar e o nível sócio económico da clientela.

- Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.


- Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse a sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.
 - Enriquecer a narração com ruídos (onomatopeias) como miau! Au! Au!

- Movimente o corpo (olhos, mãos e braços), mas sem exageros.

- Crie a “hora da história”. Na escola, um bom horário é após o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser à noite, antes de dormir;

- Determine um dia ou horário para cada aluno ler ou contar uma história. Não force ninguém.

- Em casa, estimule a criança a recontar a história que ouviu; compre livros, dê livros de presente em aniversários, natal e outras festividades
- Sempre que possível sente-se no nível das crianças.


- Explique quando necessário, o significado das palavras novas.
- Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).

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