domingo, 19 de dezembro de 2010

O Quadro das Texturas



O Quadro das Texturas tem como princiapl objectivo possibilitar um leque de experiências a nível sensorial às crianças. A ideia deste quadro surgiu da revista dos Eudadores de Infância e dos livros de texturas que temos na salinha.
Como todas as crianças querem mexer nos livros ao mesmo tempo, por vezes, zangam-se e há uma "disputa" pelos livros. Desta forma o quadro possibilita que algumas crianças possam disfrutar das suas descobertas ao mesmo tempo.
Os pais ajudaram a concretizar este objectivo trazendo para a salinha alguns materiais com diferentes texturas: lixa, esponja, peluches, escovas, bonecos com som, etc. Algumas imagens com texturas foram também utilizadas e recicladas de livros já velhinhos e assim, o nosso quadro ficou mais apelativo.  Neste quadro há também jogos de identificação e associação que foram criados a partir de almofadas das cadeiras. Há o jogo de encaixe das formas (não que eles tenham de saber as formas !!!), do rosto (olhos, boca, nariz) e das fotografias de todos os nossos bebés.

Os nossos meninos e meninas passam algum tempo agarrados à rede (re)descobrindo sensações e nós complementamos essas experiências questionando-as, explicando o seu significado, dizendo o nome dos objectos e desta forma vão crescendo dia a dia.


3 comentários:

  1. Parabéns por mais uma actividade muito bem conseguida!!!! Beijo da Mafalda.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Pedro e Sofia pelo vosso interesse e participação activa no nosso blog.

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  3. Uma ideia que me inspirou bastante para fazer igual na sala dos meus meninos da creche. Obrigada, está fantástico.

    ResponderEliminar