sábado, 25 de setembro de 2010

Os espaços da nossa salinha ...






A nossa salinha está dividida em Berçário e Aquisição de Marcha. São espaços com características diferentes adequados à faixa etária dos nossos bébés.
 Preparar o espaço, criar um ambiente de aprendizagem, divertimento, brincadeira e bem estar para cada criança, constitui uma das minhas preocupações, já que o espaço é o meio onde as crianças interagem com as outras crianças, com os adultos, com os objectos e equipamentos e mesmo com elas próprias. É importante criar um espaço com diferentes áreas, alegre, colorido, seguro e que essencialmente respeite o interesse e as característiccas individuais de cada  criança.
O arranjo da sala afecta tudo quanto a criança faz; afecta o grau de actividade, as suas escolhas, as suas relações e o modo como utiliza os materiais e os explora.
O material e equipamentos devem harmonizar-se de tal forma que proporcione um ambiente aconchegante e familiar. Tanto os materiais, como os equipamentos devem ser adequados à faixa etária das crianças sendo concebidos de modo a que possam cobrir convenientemente as suas necessidades  no sentido de fomentar a sua criatividade, capacidade de adaptação, autonomia, imaginação, curiosidade, aprendizagem etc.


1 comentário:

  1. Gostamos muito do vídeo e a Mafaldinha também.

    Beijinho,

    papás da Mafalda

    ResponderEliminar