domingo, 26 de setembro de 2010

A importância das músicas e canções infantis

A música é para as crianças uma parte essencial no seu desenvolvimento e aprendizagem. É que a criança é capaz de escutar até mesmo antes de nascer. Sim, cientificamente está provado que o primeiro sentido que se desenvolve no feto no ventre materno é o ouvido.
As canções infantis têm uma variedade de benefícios para as crianças. E, além de serem divertidas nas danças, nas suas letras, no seu ritmo, são um instrumento essencial no desenvolvimento cognitivo, motor, afectivo, intelectual, auditivo… Em seguida vamos explicar-lhe o porquê.
Um dos muitos benefícios das canções infantis é o desenvolvimento motor que possibilita na criança. As canções infantis possuem ritmos bastante marcados mas ao mesmo tempo muito suaves. A criança percebe-os e sem dar-se conta, move-se ao ritmo da música que ouve. Este movimento fará com que a criança desenvolva a sua expressão corporal, a sua coordenação e a sua capacidade motora.
As canções infantis possuem letras ritmadas e muito repetitivas que são bastante benéficas para a criança no momento de aprender as letras. Além disso, como estas letras vão acompanhadas de gestos, também favorecem a dicção da criança, e a sua capacidade de compreensão.
Além de tudo isto, as canções infantis cativam as crianças. Pois são canções divertidas, cheias de gestos e movimentos, com letras divertidas…"

1 comentário:

  1. Eu gosto muito de ouvir as músicas na minha sala!!! Beijinho da Mafaldinha!

    ResponderEliminar