sábado, 25 de setembro de 2010

As nossas brincadeiras- a brincar aprendemos a crescer!


Cheguei à creche!!


A sala vazia encheu-se de muita cor. Os brinquedos ganharam vida! Sairam de dentro das caixas pelas mãos dos nossos bébés. Tão pequeninos mas cheios de vida!

É tempo de adaptações. Deixar a mamã e ficar no seu novo espaço... Adaptar-se é um bocadinho  difícil! O choro enche a sala. A tristeza dos pais em deixá-los, mesmo sabendo que estão bem, é visível nos seus olhos.... mas eles ficam bem!
Muito colinho e conversas, brincadeiras e brinquedos que os façam distrair... e mais colinho e beijinhos. Chupetas e bolachinhas...e o choro vai fugindo de mansinho. E cada dia que passa há menos choro e menos angustia.


Irrequietos, exploram os cantos deste novo espaço. Põem os brinquedos à boca e com os seus deditos procuram um buraquinho ou um botão que faça saltar um boneco ou uma música que os faça sorrir.

Os nossos bébés sorriem com os olhos de quem quer conhecer tudo à sua volta. Arrastam-se pelo chão e gatinham para chegarem a um lugar que já escolheram com o olhar. Comunicam o que sentem com o seu olhar, com um "aiá", um "mmmmm" ou um dedito a apontar. Afirmam a sua vontade pelo "não!" que sabem dizer tão bem. Experimentam sons labiais e acham piada !!!.
Brincamos com o corpo e descobrimos onde estão os olhos, a boca, o nariz, as orelhas, os pés e as mãos. Deitamo-nos no chão e fazemos o cavalinho. Cantamos e contamos histórias com animais ou objectos do dia a dia. 

É divertido conhecer-nos! Tapamos os olhos ou a cara com as mãos ou uma fralda e dizemos: "onde está o Francisco?", "onde está a Maria?" e de repente destapamo-nos e dizemos "cu-cu está aqui!!!".
É uma maneira de  conhecermos pelo nosso nome e de identificarmos o outro.

Já nos sentámos na mesa a fazer joguinhos de encaixe e gostámos; fazemos torres com legos; comemos sozinhos; ajudamos a arrumar os brinquedos; arrumamos as cadeiras debaixo da mesa; sentamo-nos na manta para colocar os bibes ou beber água; já sabemos onde estão os nossos brinquedos ou livros.

Ao principio os fantoches assustavam-nos mas agora ajudam-nos a crescer. Olhamos para eles espantados e curiosos e já os queremos tocar e brincar. Afinal é divertido!

O carinho e todo o afecto que fomos construindo num curto espaço de tempo, a atenção dada a  cada bébé e a preocupação pelo seu bem estar e segurança, faz-nos sentir que conseguimos conquistar aquele coraçãozinho que saltita dentro de cada criança. Nós por eles e eles por Nós.
Logo de manhã, os braços  erguem-se para nós na passagem do colo da mãe para o nosso.  Um sorriso de "Bom Dia" transparece nos nossos rostos e pensamos logo" tu ficas bem".
E é assim todos os dias... brincamos e aprendemos a brincar. Mimamos e somos mimados.
São meninos e meninas doces com  ar de reguila a quem dedicamos o nosso colo e afecto.

1 comentário: