domingo, 15 de agosto de 2010



A Entrada Na Creche - a angústia da separação


Após a Licença de Maternidade (que pode ser partilhada com o Pai do Bebé), os Pais têm de voltar à sua rotina laboral, ou seja, voltar ao emprego e deixar o seu Novo Tesouro na Creche, na Ama ou com os Avós. Após alguns meses de estreita relação a tempo inteiro entre a Mãe/Pai e o Bebé, chega a altura de entregar o pequenote na Creche... Quem estará mais ancioso e quem sentirá mais saudades? Os Pais/Familiares ou a Criança?

Muitas Mães perguntam-se: "Mas ele/ela ainda é tão pequenino(a), como posso deixá-lo(a) num ambiente que lhe é estranho e sem a minha presença?"

É comum encontrar Pais que estão muito nervosos com a entrada do seu Filho na Creche, no entanto, deverão estar calmos e confiantes. Será um processo de transição gradual que se fará a pouco e pouco, para que Mãe e Filho se sintam confortáveis com a nova situação.

A atitude mais Saudável para o Bebé será transmitir-lhe boas sensações.


Assegure-se que optou pela Creche indicada, com Educadoras em quem confia. Comunique-lhes todas as suas dúvidas e receios para que tudo fique esclarecido antes de apresentar ao seu bebé a sua nova Creche. Deverá ter boas sensações nesse local para que as transmita ao seu Filho. Mostre confiança e tente transmitir a mensagem mais importante: "A Mamã já volta; gosta muito de ti; ficarás seguro neste local, onde terás outras pessoas que também gostam de ti e que cuidarão de ti com todo o carinho; viverás novas experiências e irás sentir a presença/companhia e, futuramente, socializar com outros Bebés..."

Não se sinta relutante, mas antes, calma, tranquila e confiante! A Creche não deverá ser "o inimigo que rouba o meu bebé durante o dia", mas antes, uma grande parceira na Educação, Desenvolvimento e Crescimento do seu filho, por forma a transmitir-lhe as bases necessárias para a Felicidade e o Bem Estar Físico, Psiquico, Emocional e Intelectual.

Sem comentários:

Enviar um comentário