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A Importância Dos Livros No Quotidiano Das Crianças
A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar a sua emancipação mediante a função libertadora da palavra.
A leitura é um bem essencial. Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo actual, para exercer uma cidadania activa, é indispensável dominá-la. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, é encarada como uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo.
A União Europeia e organizações internacionais, como a OCDE e a UNESCO,
consideram-na um alicerce da sociedade do conhecimento, indispensável ao desenvolvimento sustentado e têm formulado recomendações, dirigidas aos governos,
para que a sua promoção seja assumida como prioridade política.
A presença do livro no quotidiano de uma criança é fundamental porque incentiva hábitos de leitura, além de ser uma actividade recreativa, um exercício de liberdade de escolha e uma diversão. Ler histórias aos mais pequenos pode ser uma ajuda importante, porque o livro ganha outra vida com a voz. «Podem fazer-se brincadeiras, mudar tonalidades, registos, e isso é, sem dúvida, um acréscimo a esta experiência», defende Rute Gil.
Destinados a proporcionar prazer e entretenimento à criança, as cores, letras, imagens ou até o cheiro dos mais diversos livros infantis apelam aos principais sentidos que importa estimular na infância, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento da competência literária e de leitura dos mais novos. Além disso, Alice Vieira defende que as histórias e personagens que levam ao sonho e ao imaginário ajudam «as crianças a tornarem-se adultos».
José António Gomes, professor de Literatura para a Infância na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, considera o livro infantil o instrumento mais adequado para introduzir a criança no universo da literatura e da arte e também para a conquistar para a leitura. Além disso, a «abertura ao outro» - através da educação da sensibilidade, do gosto, da abertura para outras culturas e realidades - é uma das características que tornam o livro infantil cada vez mais imprescindível.
Apesar de ainda se ler pouco em Portugal, José António Gomes defende que «há muitas crianças que lêem por gosto e que aprendem a melhorar as suas competências de leitura e de comunicação através do livro, estruturando, também, melhor o seu pensamento». Salienta ainda que as crianças aprendem «a ser mais solidárias e menos egocêntricas graças ao convívio com as personagens dos livros».
O estudioso Richard Bamberger reforça a ideia de que é importante habituar a criança às palavras. "Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano.
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A Importância Das HistóriasLer e contar histórias são actividades que potenciam as crianças como futuros leitores.
1. As histórias formam o gosto pela leitura - Quando a criança aprende a gostar de ouvir historias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.
2. As histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.
3. As histórias instruem – ao enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.
4. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
5. As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu carácter.
As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida dos seus personagens.
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