sábado, 14 de janeiro de 2012

Dia de Reis


Na história do presépio apareceram três Reis Magos que vieram oferecer umas prendinhas a Jesus. Desta forma e para comemorar o Dia de Reis fizemos as nossas coroas e os nossos instrumentos musicais com garrafinhas de iogurte. A descoberta da música de dentro da garrafinha foi um delírio de movimentos descordenados, de abanos incessantes e de sorrisos delirantes.
Cada criança escolheu o que queria colocar dentro da garrafinha: arroz, feijão ou grão. Ouvimos os diferentes sons que saiam quando se colocavam os diferentes materiais e a partir daí foi uma experiência única. Algumas crianças colocaram um pouco de tudo e ficou um som diferente.
Que experiências/aprendizagens retiraram desta atividade?
Aproveitar materiais que têm em casa para criar outras coisas (reutilizar); conhecer o nome, a textura, cor, tamanho dos legumes utilizados. Desta forma sempre que os virem vão conseguir identificá-los. Identificar alguns sons de acordo com os materiais: sons fortes, sons fraquinhos; coordenar os movimentos de modo a obter um som; acompanhar uma canção de acordo com o ritmo.

Com as nossas coroas, fomos reis e rainhas. Cantámos para os bebés da creche que nos acolheram com admiração e curiosidade. Como recompensa recebemos bolachinhas e bombons que nos souberam tão bem!! :)

3 comentários:

  1. Estes meninos são mesmo os nossos reis e rainhas :)

    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar
  2. A Mafalda quando encontra a coroa e a garrafinha aparece-nos na sala a cantar a música dos Reis!!!!! lol

    ResponderEliminar
  3. De certa forma está a ensinar aos papás o que aprende na escolinha. É uma forma de partilhar as suas aprendizagens e experiências ... de querer que voçês também a acompanhem nesta etapa.

    ResponderEliminar