domingo, 6 de março de 2011

As nossas Conquistas


(passa o rato pelo slide para leres as legendas)


E cá estão mais algumas novidades da nossa salinha. Muitas conquistas foram adquiridas pelos nossos meninas e meninas da  creche e sempre que observamos algo novo, pegamos rapidamente na máquina fotográfica para registarmos estes momentos mágicos.

O Guilherme, o Miguel, o Eduardo e o Manuel já andam sózinhos pela sala e nos acompanham para todo o lado, primeiro com alguma insegurança, depois com a certeza que são capazes de conquistar a estrada e caminhar sem receio :)

O André já se levanta com apoio e percorre a sala à procura de brinqueos dos  mais crescidos. Não tarda nada está a andar também :)

PARABÈNS !!O Manuel fez um aninho e partilhou o seu bolinho de aniversário com todos os meninos e meninas da salinha. Todos acompanhámos a canção de parabéns e no fim saboreámos aquele docinho que nos reconfortou depois do lanche.

PARABÈNS  à Rosa !! mais um ano e desta vez na companhia dos nossos reguilas :) e como não podia faltar, cantámos os parabéns e  saboreámos um bolinho gostoso !!!


Bem- vindo João à nossa salinha do Berçário!!! rechonchudo e bem disposto o Joãozinho trouxe mais alegria à nossa sala. Já tem um dentinho a nascer e já come a sopa toda! :)

Temos uma nova amiguinha na creche, a Cátia, que vem crescer e fazer-nos crescer dia a dia. É a nossa estagiária da Escola Profissional de Aveiro e está a tirar o curso de técnica de auxiliar educativa. Está a portar-se muito bem e todos nós gostamos de estar com ela e ela connosco :)

Com os novos brinquedos na sala as crianças estão muito atarefados a tomar conta dos bebés. Alguns pratos, garfos, colheres, copos e legumes de plástico projectaram os nossos meninas e meninos da aquisição de marcha para o brincar social espontâneo. Ainda no ínicio, transmitem  nas suas brincadeiras projecções do dia a dia que conhecem tão bem, embora pequeninos.
É assim, pouco a pouco, que se fazem conquistas a nível social e afectivo. Primeiro brincam lado a lado com as outras crianças, depois partilham conversas, brinquedos e brincadeiras envolvendo-se em enredos fantásticos que lhes ocupa algum tempo, levando a cabo uma dramatização com a qual nos identificamos. Também é muito importante observar estas histórias para podermos entender, não só o que a criança já sabe, mas também para podermos estimulá-la a descobrir novas brincadeiras e enredos. Desta forma desenvolvem as suas capacidades linguísticas. Primeiro entrelaçando conversas e diálogos que só elas conhecem e depois, pouco a pouco, se estivermos com atenção, conseguimos decifrar algumas mensagens que no fundo nós utilizamos no dia a dia. É tão enriquecedor quando os nossos meninos e meninas já repetem o que dizemos nitidamente e só nos apetece sorrir e dar muitos beijinhos por eles serem assim tão "inteligentes"  (os pais percebem o que quero dizer :) )


Os nossos pequeninos gostam muito de ver as fotografias que tiramos. Assim de vez em quando, podem vê-las no computador e identificam-se a si e aos outros. Desta forma a conversa surge espontaneamente. Quem são estes meninos?O que estão a fazer? e o diálogo surge. Além das fotografias também levo algumas canções animadas  (em video), imagens de animais ou objectos para que possam identificar.
Embora possa haver algumas criticas em relação ao contacto com este meio informático nestas idades, eu defendo que é de bom senso haver um equilibrio entre o demasiado e o inexistente. O tempo de visualização não pode ser demasiado. Mas a sua utilização no aspecto pedagógico é muito importante, pois nos ajuda a transmitir conteúdos que as crianças podem assimilar facilmente. Identificar objectos, cores, imagens soltas, acompanhar canções que já conhecem, identificar acções diárias ajuda-as a desenvolver o seu quadro conceptual a nível cognitivo e linguístico. O tempo de concentração também é um elemento que podemos desenvolver com esta actividade.

Bem por agora é tudo. Mas fica em aberto a questão: O que acham do acesso das crianças destas idades ao Computador do ponto de vista pedagógico?

1 comentário:

  1. Olá Carmo,

    Infeliz ou felizmente os nossos meninos cada vez vêem mais os pais agarrados ao computador, por isso hoje em dia faz todo o sentido que tenham contacto com esse "objecto", mas com conta peso e medida.

    Em casa a Matilde para já só nos observa ao computador, por vezes gosta de mexer com o deditos nas teclas, outras vezes vamos ao Youtube para lhe mostrar músicas infantis, ao que ela responde com uma cara de felicidade e com danças que certamente aprende aí na creche.

    Para mim não é negativo o contacto com estes meios, desde que não exageremos, há que privilegiar o contacto com tudo o que faz parte deste mundo :)

    Beijinhos,
    Susana

    ResponderEliminar