domingo, 22 de janeiro de 2012

No Inverno





O Inverno chegou! Faz mais frio e desta forma temos de nos agasalhar para ficarmos quentinhos. Desta forma iniciámos a nossa conversa sobre o vestuário de Inverno: casaco, botas, gorro, cachecol e luvas. O Ruca trouxe-nos uma história sobre um boneco de neve e decidimos fazer o nosso utilizando tecido, farinha, botões e bolinhas de papel. No rosto desenhámos os olhos, a boca e o nariz e desta forma demos inicio a alguns pormenores gráficos sobre o corpo humano. Traços simples que conseguem identificar sem dificuldade.

Fizemos um pequeno puzzle que estimula o raciocinio lógico cujo objetivo é identificar as partes de um todo e juntá-las para formar uma imagem.
Aprendemos uma cancão sobre a chuva:
A chuva é um ping ping
constante e brincalhão ----bis

molha tudo, tudo molha
molha tudo no jardim

e a gente quando se molha
faz atchim, atchim, atchim

A boca, o nariz, os olhos e os ouvidos levaram-nos a uma viagem ao mundo dos sentidos.
Desta forma inventámos uma canção muito simples sobre esta nova descoberta:

A boca é pra comer
mnh mnh mnh
o nariz para cheirar
shm, shm,shm
os olhos para veeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrr
e os ouvidos pra escutar
dlim dlão, dlim dlão

É muito simples mas os nossos pinguins gostam muito. Primeiro cantamos devagarinho e depois mais depressa e aí é um corrupio de vozes e gestos todos baralhados o que provoca muitos risos. É uma forma simples e divertida de aprender!!!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

A cor Vermelha

Já tinhamos iniciado a cor vermelha com o fato do pai natal. Associar o vermelhoa algo  visivel ou presente na vida da criança é essencial para que seja possivel uma identificação mais imediata. Assim, e aproveitando a forma do coração, rasgaram papel vermelho e colaram. Carimbaram de vermelho a  forma de coração e fizeram modelagem com massa de sal vermelha. Pintaram de vermelho uma imagem de uma maçã e comeram morangos bem vermelhinhos.

A partir daí começaram a trazer objetos vermelhos para o comboio das cores e fizemos jogos de associação com objetos vermelhos.

A rasgagem de papel representa uma nova etapa na coordenação óculo manual da criança. Ajuda a "entender" os movimentos manuais para rasgar o papel e desenvolve a motricidade fina. A dificuldade está em compreender o conceito de "rasgar" e não de "puxar" o papel com ambas as mãos. A partir daí podemos colar os pedaçinhos de papel da maneira que queremos dentro de um espaço.

Dia de Reis


Na história do presépio apareceram três Reis Magos que vieram oferecer umas prendinhas a Jesus. Desta forma e para comemorar o Dia de Reis fizemos as nossas coroas e os nossos instrumentos musicais com garrafinhas de iogurte. A descoberta da música de dentro da garrafinha foi um delírio de movimentos descordenados, de abanos incessantes e de sorrisos delirantes.
Cada criança escolheu o que queria colocar dentro da garrafinha: arroz, feijão ou grão. Ouvimos os diferentes sons que saiam quando se colocavam os diferentes materiais e a partir daí foi uma experiência única. Algumas crianças colocaram um pouco de tudo e ficou um som diferente.
Que experiências/aprendizagens retiraram desta atividade?
Aproveitar materiais que têm em casa para criar outras coisas (reutilizar); conhecer o nome, a textura, cor, tamanho dos legumes utilizados. Desta forma sempre que os virem vão conseguir identificá-los. Identificar alguns sons de acordo com os materiais: sons fortes, sons fraquinhos; coordenar os movimentos de modo a obter um som; acompanhar uma canção de acordo com o ritmo.

Com as nossas coroas, fomos reis e rainhas. Cantámos para os bebés da creche que nos acolheram com admiração e curiosidade. Como recompensa recebemos bolachinhas e bombons que nos souberam tão bem!! :)