domingo, 8 de maio de 2011

No Dia da Mãe

Para ti Mamã


 No âmbito da comemoração do Dia da Mãe convidámos o professor Paulo à nossa escolinha para nos falar sobre a  importância das massagens para o bebé.

As massagens direccionadas aos bebés têm um componente emocional muito grande, visto que a mensagem transmitida pelos pais ao bebé tem de ser  de segurança, confiança e sobretudo afectiva e isso envolve um ambiente calmo, com música ambiente e relaxante. As massagens devem ser cuidadosamente efectuadas para que não prejudique o bebé.

Após uma mensagem teórica sobre o tema, as mães tiveram a oportunidade de realizar alguns passos essenciais na massagem para os bebés nos seus filhos.

Para presentear o dia da Mãe, os filhotes ofereceram o seu pézito em terra cota num vaso de flores. Ficou muito giro e as mães gostaram muito.

Agradeço a disponibilidade do professor Paulo e a participação das mães  nesta actividade.

domingo, 1 de maio de 2011

Dia da Mãe

Para uma Mãe especial




Obrigado por me teres abastecido de poemas e de melodias que me chegam para toda a vida.



Obrigado por me teres mostrado o pôr-do-sol pela primeira vez. E por teres andado comigo à chuva e pisar a areia molhada da praia.



Obrigado por me teres deixado trazer para casa pedaços de rocha, conchas e ramos caídos.



Obrigado por teres acolhido as minhas rãs.
Obrigada pela excitação de sentir a vida.


Obrigado por me dizeres sempre: Tenta! Trabalha! E se não fores capaz, concentra-te noutra coisa. Isso poupou-me muita angustia.


Obrigado por estares sempre presente. Sempre disponível para dar um conselho, dar-me a mão, para me abraçar...

Sempre de malas feitas e prontas para vir se necessário.
IMEDIATAMENTE.

Um ombro para chorar.
Alguém a quem contar as novidades.
Alguém para rir do que é divertido.
Alguém com uma reserva inesgotável de AMOR!


Um dia muito Feliz para todas as MÂES .

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Páscoa chegou e trouxe a cor...


O Coelhinho da Páscoa chegou todo contente à nossa salinha e trouxe-nos uma surpresa: ovinhos de chocolate para os nossos meninos e meninas!!! não os podemos guardar nas mãos!!! não, não! Fizemos um cestinho para os levar para casa. Pintámos as rodas dos carrinhos e ... para cima e para baixo ... para um lado e para o outro ... e cá estão eles cheios de ovinhos.


O Coelhinho também nos trouxe outra grande surpresa!! Um menino muito pequenino, o João. Tão pequeno e tão doce este nosso João. É o benjamim da sala. Agora a nossa salinha está completa!! Bem-Vindo João! :)

Também pintamos os carimbos com muitas flores e demos as boas-vindas à Primavera que nos trouxe bom tempo para irmos brincar lá fora e andarmos de manga curta. UAU é tão bom andar de manga curta!!!

Também já estamos mais crescidos!!! A Edna, o Luís e o Francisco são os meninos mais crescidos da salinha ... já andam o dia todo sem fralda!! às vezes os acidentes acontecem mas é mesmo assim... é tudo uma questão de tempo e incentivo. Os pais são facilitadores de aprendizagens e em conjunto damos uma mãozinha aos nossos meninos e meninas. E é assim que vão crescendo dia a dia. Beijinho grande aos gostosos :)

domingo, 3 de abril de 2011

2 de Abril - Dia do Livro Infantil

A importância de contar histórias para crianças






A história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizadas de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Existe diferença entre ler e contar histórias, porém ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela capta a sonoridade das palavras e o seu significado. Desta forma, aumenta o seu vocabulário e seu campo semântico. Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.


Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história promovendo o seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.


Há opiniões divergentes neste campo: alguns autores consideram que o contador sem o livro tem mais liberdade de acentuar emoções, modificar o enredo segundo as reacções da criança e portanto, melhor comunicação com o público infantil. Teria ainda mais disponibilidade para trabalhar sua voz e seu gesto.


Um dos principais objectivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o carácter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.


Podemos destacar algumas orientações básicas para contar histórias:

- Escolha leituras que tenham ligação directa com o sexo, a idade, o ambiente familiar e o nível sócio económico da clientela.

- Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.


- Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse a sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.
 - Enriquecer a narração com ruídos (onomatopeias) como miau! Au! Au!

- Movimente o corpo (olhos, mãos e braços), mas sem exageros.

- Crie a “hora da história”. Na escola, um bom horário é após o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser à noite, antes de dormir;

- Determine um dia ou horário para cada aluno ler ou contar uma história. Não force ninguém.

- Em casa, estimule a criança a recontar a história que ouviu; compre livros, dê livros de presente em aniversários, natal e outras festividades
- Sempre que possível sente-se no nível das crianças.


- Explique quando necessário, o significado das palavras novas.
- Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).