sábado, 2 de junho de 2012

A história da carochinha e os três porquinhos

No Dia Mundial da Criança houve muita animação, mas o melhor de tudo foi ver as histórinhas contadas por nós.  As canções conhecidas pelas crianças também deram alegria a todo aquele espaço e a todas as crianças, mesmo aos bebés que também lá estavam!!! UM DIA MUITO FELIZ PARA TODAS AS CRIANÇAS!

O Dia da Criança foi assim...

Para o maior tesouro que temos nas nossas mãos temos de criar e dar algo com a qual se identificam. Um simples balão faz as maravilhas destes nossos meninos. Mandam-no para cima e para baixo, dançam com o balão preso nos dentes, deitam-se no chão e abraçam-no como se fosse um peluche. Sim, também se zangam quando alguém os tira e ficam tristes quando rebentam. Um balão, simplesmente um balão, faz expressar nas crianças um mundo de emoções...
Dançar ao som do joka foi maravilhoso, imitavam-nos e eu já cansada dizia "não querem descansar um bocadinho?" e eles "Não" oh vamos lá outra vez... ;) foi divertido!

Depois fomos ver duas dramatizações na sala da creche. As educadoras e auxiliares representaram a história da carochinha  e a história dos três porquinhos (fantoches) e encantaram todas as crianças que com olhar sereno e maravilhado olhavam com muita atenção para não perderem pitada.
A seguir ao  almoço, a esperada sobremesa chegou:gelado para todos!!! que delicia :) comeram todos muito bem!

Criámos uma prendinha muito simples mas muito interativa: um fantoche - Um sapo feito com um prato com o qual as crianças podem inventar e imaginar muitas histórias.
Foi um dia em cheio!!!

Desenhando o EU

Já não é a primeira vez que os nossos meninos desenham a figura humana. É na verdade, a primeira vez que a desenham usando a tinta. Parece fácil mas não é. A tinta e os pincéis dificultam os movimentos, ocupam mais espaço na folha, e o traço fica mais grosso. A perceção da figura humana é a mesma, no entanto as crianças sentem mais dificuldade em desenhar pequenos detalhes, como os olhos, a boca e o nariz, naquele espaço com contornos mais grossos.
No entanto, com alguma ajuda, desenharam o seu "Eu". "Este sou eu"!. Com o objetivo de se identificarem, à medida que desenhavam perguntávamos como era o seu cabelo, a cor dos olhos, a cor da barriga etc. e eles lá iam dizendo com um sorriso nos lábios, demonstrando prazer em criar - se tal como são. No fim, é muito importante mostrar o que fizeream e perguntar-lhes como acham que está o seu desenho. Devemos dar-lhes um reforço positivo para que continuem com a mesma implicação e prazer. 
Ficaram muito giros os nossos principes e princesas!

Os feijões já cresceram!


Lembram-se de termos plantado alguns feijões num copinho de iogurte? Pois é, de vez em quando espreitávamos os feijões para ver se tinham crescido. Na mantinha todos queriam saber se o seu feijão já estava maior. Relembrávamos que para crescer eles precisavam de terra, água, sol e de cuidados. Então deitávamos água e colocávamos os copinhos à janela. Depressa cresceram! Era ver qual era o maior!

A intencionalidade deste projeto foi promover alguns conhecimentos sobre a natureza e sobre nós. Nós também já fomos pequeninos e crescemos. Deram-nos comida, colo e muito amor. Desta forma crescemos e vamos crescer ainda mais.

Como já tinha referido, este projeto surgiu com a chegada da primavera. Mas também, porque um dia lemos uma história sobre o elefante Elmer. No fim da história falamos sobre a diferença(de uma forma muito simples) e sobre o habitat destes animais. À pergunta:"podemos ter um elefante em casa?"o Francisco disse que sim, porque ele era pequenino. Depois disse-lhe que os elefantes também crescem como nós e as plantas.

Aqui está um tema que pode proporcionar muitas aprendizagens, não só através de histórias, como também através de exemplos concretos do nosso dia a dia e de experiências, como a dos feijões.

Os pais podem promover essa mesma aprendizagem mostrando fotografias suas e das crianças de quando eram pequeninas fazendo uma comparação com as mais recentes.
De certeza que vão gostar!!!:)