domingo, 27 de novembro de 2011

Jogos de Associação

Aprender através do brincar foi o tema escolhido para o projeto curricular de sala. Através de jogos e brincadeiras as aprendizagens tornam-se mais divertidas e de fácil acomodação. Desta forma realizámos jogos de associação  - cada cor o seu arco -  e jogos de seriação - grande e pequeno - cujo objetivo era colocar um objeto grande no cesto grande e um objeto pequeno num cesto pequeno. Estes conceitos têm sido de fácil perceção  para todas as crianças.
Nem sempre disposmos de material didático para a realização de jogos, por isso toca a inventar. Aí em casa, com objetos simples podem criar jogos de associação muito simples (com bacias, copos de plástico, animais de plástico, lápis de cor etc)

História "A Folha Catarina"


A propósito do Outono, contámos uma história sobre uma folhinha muito especial. Era a folhinha Catarina. Catarina vivia numa árvore. Com a chegada do vento do Outono a folhinha caiu ao chão e ficou triste. Não entendia o que se tinha passado e queria voltar para a àrvore. O seu amigo Ouriço João explicou-lhe o porquê de ter caído para o chão e assim ficou mais calma. Entretanto apareceu o Pedro e a Ana que pegaram na folhinha e levaram-na para a escolinha onde fizeram um bonito quadro de Outono. Assim, a folhinha ficou feliz, perto de uma árvore e perto de todos os meninos.

Além de falarmos sobre o Outono, ficámos a conhecer o ouriço.
Em cima da mesa estavam muitos materiais diferentes: massas, feijões, grãos de café, bolinhas de papel, esponja eva... e as crianças escolheram quais os materiais que queriam utilizar para criar o seu Ouriço.
Aqui estão os resultados e o valor da experiência: o poder de escolher e criar! Ficaram muito giros!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

Há Festa na Escolinha




No dia 11 de Novembro a nossa escolinha fez 36 anos.
Para comemorar  este evento, os meninos e meninas de cada sala decoraram um bolo com gomas, chocolate, pintarolas, rebuçados enfim...muitos docinhos!!! ao lanche cantámos os parabéns com muito entusiasmo :) VIVAAAAAAAAAA a nossa escolinha!!!!!!!

Também comemorámos o Magusto. Como estava a chover não fizemos uma fogueira lá fora para assar as castanhas, mas não as deixámos de comer!!! Todas as crianças gostaram desse sabor tão peculiar e pediam mais.

Conversámos sobre o que era uma castanha e qual era a sua cor, por fora e por dentro. Vimos o ouriço e as folhas do castanheiro. "o ouriço pica" diziam eles repetindo o que eu lhes dizia ...

Com a castanha ficámos a conhecer a cor castanha. Carimbámos com a cor castanha e colámos castanhas recortadas em papel filtro. Também pintámos de castanho o urso, o chocolate e uma castanha.

Também aprendemos uma canção:

No meu bolso guardei
Meia dúzia de castanhas
De tão quentes que estão
Ainda queimo as minhas mãos

Vou dá-las ao pai
Vou dá-las à mãe
Castanhas quentinhas
Que sabem tão bem
É importante relacionar a cor a um objeto pois é mais fácil a criança identificar este conceito em qualquer espaço.

A Cor Verde







A cor verde não é uma cor primária, mas por aparecer na nossa canção "Caixinha de Cores" é uma tonalidade que tem o poder de fazer parte da aventura no mundo das cores. O verde aparece nas folhas das árvores que falamos no Outono, na relva, no sapo, no kiwi que comemos, no pimento com que carimbamos a cor verde...
Os nossos pinguins trouxeram de casa objetos verdes que foram colados no comboio das cores.
Ah, mas o verde também esteve presente na gelatina que saboreámos e queríamos comer mais, nas uvas que comemos com todo o prazer e na massa de sal com que brincámos e criámos  maravilhosas esculturas.
Também pintámos com a cor verde e fizemos muitos jogos: dentro do arco verde colocámos peças verdes; andámos à procura de objetos verdes na sala para mostrar aos meninos; olhámos para as nossas roupas à procura do verde e encontrámos!!! e vamos dizer a palavra VERDE ..."vede".

Os nossos pinguins já sabem disitnguir o verde do amarelo e isso é fantástico!! :)